O que é SEO

O termo SEO vem do inglês – Search Engine Optimization que significa Otimização para Mecanismos (sites) de Busca. Os mais conhecidos sites de busca hoje são: Google, Yahoo e o Bing. SEO é um componente importante nas estratégias de Marketing de Busca, sendo projetada de forma relevante e semântica, ou seja, que tenha significado para os usuários. É importante ressaltar que a permanência nas primeiras páginas dos sites de busca são consequências de vários fatores, e que nenhum desses buscadores garantem a permanência ou manutenção de ranking de posicionamento nos resultados de busca.

É um trabalho de médio a longo prazo que demanda acompanhamento e mudanças na estrutura do site para que seja melhor encontrado mediante estudo e otimização de palavras-chave. Outros fatores que aumentam potencialmente a relevância de um site são: Usabilidade, Redação para Web, Padrões Web (W3C). Tudo isso dentro de um projeto de SEO.

Há fatores internos e externos que influenciam nos resultados e no PageRank de uma página, sendo os internos a forma de estruturação do site e os externos os links de outras páginas que direcionam para este site e seu conteúdo. Se um site bem posicionado nas buscas aponta um link para este site, ele será também beneficiado por este fator.

Existe um forma de otimização de sites conhecida como Black Hat Seo, que é uma forma de enganar os Robôs de Busca com práticas de textos invisíveis, conteúdo diferente para buscas. Quando descobertas, essas páginas podem ser punidas pelos sites de busca com redução da sua importância e até exclusão temporária ou definitiva dos resultados de busca.